Serie A

Fique por dentro das novidades da Serie A

Serie B

Fique por dentro das novidades da Serie B

Serie C

Fique por dentro das novidades da Serie C

Serie D

Fique por dentro das novidades da Serie D

Copa Chess

Fique por dentro das novidades da Copa Chess

Liga Chess Bullet

Fique por dentro das novidades da Liga Chess Bullet

Parceiros

2° Torneio Blitz Chess Ok



Rating

 

Rating após a Copa Blitz.

10 dicas para você se dar bem no xadrez.


Muitos dos jogadores de xadrez querem melhorar suas habilidades de jogo por qualquer motivo. Alguns jogadores só não gostam de perder, em geral, em qualquer coisa. Eles vêem a melhora no xadrez como uma forma de evitar este grande decepção. Outros jogadores querem ganhar torneios para obter troféus ou medalhas. Também existe os que querem alcançar uma norma FIDE ( FM, IM, GM, WGM , etc). A fim de aumentar a probabilidade de sucesso, eles vêem o treinamento como um trampolim necessário.
Tudo o que você quer alcançar com suas habilidades de xadrez é com você. Mas o ponto é este, quanto melhor as suas habilidades, mais próximo o seu objetivo você estará. Confira dez dicas que podem fazer você se dar bem no xadrez
1 – Consistência
Este é provavelmente é o elemento mais importante de qualquer rotina de treinamento (inclusive no xadrez). Se fizermos algo de forma regular, definitivamente veremos uma melhora nessa área. Se fomos para a academia regularmente, ficamos mais fortes. Talvez não veremos o progresso rápido, mas nós definitivamente iremos ver em algum momento. Se estudarmos xadrez, definitivamente começaremos a jogar melhor e ganhar mais jogos.
2 – Gestão do Tempo
Você pode me perguntar quanto tempo você deve se dedicar ao estudo do xadrez, a fim de obter a melhor performance. É uma hora por dia, por semana, por mês? A resposta é “depende”. E isso depende de muitos fatores, como a disponibilidade de tempo total e a capacidade de focalizar o mesmo problema por um longo período de tempo.
Mas, é muito melhor para passar uma hora no xadrez 4-5 vezes por semana, do que 4-5 horas seguidas em um único dia, uma vez por semana. Lembre-se, a consistência é a chave!
3 – Táticas! Táticas! Táticas!
Você já sabe o que você precisa para treinar de forma consistente e dividir mais sessões de treinamento em períodos mais curtos para ser mais eficiente.
Mas, o que você precisa estudar para realmente melhorar? Não é uma pergunta fácil de responder, mas se a sua classificação de rating é inferior a 2000 pontos, as chances são muito altas de o que você precisa trabalhar são principalmente as táticas e finais de jogo para melhorar o seu xadrez. E isso é, na verdade, 95% do que todos os jogadores de xadrez do planeta de vem fazer.
Supondo que temos cinco sessões de uma hora de xadrez por semana, gostaria de sugerir passar 25-30 minutos desse tempo na resolução de problemas táticos . Isso é quase 2,5 horas de táticas por semana!
4 – Finais de Jogo
Como José Capablanca declarou:
“A fim de melhorar o seu jogo, você deve estudar finais de jogo antes de tudo. Final é uma fase muito importante do jogo , mas a maioria dos jogadores de xadrez (especialmente os jovens) não prestam atenção suficiente nele”. O que dá a um Magnus Carlsen outra vantagem sobre seus adversários, é a sua capacidade de jogar bons finais e ser paciente ao fazê-lo.
Você deve gastar cerca de 15 minutos por sessão estudando finais. Estudar finais de torre é um bom começo.
5 – Análise Jogos Clássicos
Outro aspecto importante da educação do xadrez está em estudar partidas clássicas disputada pelos grandes jogadores do passado: Botvinnik, Alekhine, Nimzowitsch, Tal, etc. A razão pela qual eu recomendo analisar seus jogos ao invés de analisar os jogos de Anand, Kramnik, Carlsen ou Aronian é porque os jogos a partir dos anos 50 são mais simples de entender e há também aqueles muito bem comentados.
Você pode começar com Botvinnik e deverá gastar cerca de 15 minutos do seu tempo de treinamento de xadrez estudando um jogo por dia.
6 – Jogar partidas de Xadrez
Muito já foi escrito sobre jogar xadrez on-line e que ele realmente não pode ser usado como uma ferramenta de melhoria de jogo, uma vez que os controles de tempo são geralmente muito curtos e os jogadores não se concentram totalmente no jogo. Eu recomendaria você a jogar xadrez ao vivo, contra algum amigo ou em um clube local, usando o xadrez on-line como um substituto apenas como um último recurso.
Jogar xadrez competitivo com adversários mais fortes é um elemento necessário do processo de treinamento. Quando perdemos uma partida, nós aprendemos. É simples assim.
7 – Dedicação e Motivação
A fim de continuar a trabalhar muito com o xadrez por meses e fazer progressos é necessário uma certa motivação. Esse é mais um motivo por que a programação de 1 hora por dia funciona melhor para muitos jogadores de xadrez, já que eles não se queimam e param de estudar.

A motivação pode ser diferente para pessoas diferentes. Algumas pessoas se inspiram por citações de seu jogador de xadrez favorito ou apenas por um grande mestre muito forte . Outras pessoas acham a leitura sobre os melhores jogadores de xadrez inspiradora e costumam ver os seus jogos ou assistir vídeos do torneio. Faça o que for necessário para mantê-lo motivado com o xadrez.
8 – Psicologia
Anand e Kramnik afirmam que eles jogam, principalmente contra os movimentos no tabuleiro de xadrez, e não contra o adversário como um ser humano. Kasparov e Botvinnik discordam e acreditam que a psicologia é um elemento importante do xadrez, como em qualquer outro esporte competitivo. Apesar do que muitos dizem, eu acho que a psicologia desempenha um papel importante em qualquer competição.
“Um guerreiro surpreendido já está meio derrotado” – Provérbio Chinês
A fim de ganhar mais partidas de xadrez você precisa acreditar em si mesmo. Carlsen diz que ele está sempre jogando por uma vitória, em qualquer posição, em qualquer torneio que espera ganhar. Essa é uma boa abordagem. Acreditar que você é o melhor jogador lá fora, vai ajudá-lo a vencer as partidas. Xadrez com auto-confiança e auto-estima elevada não pode simplesmente vir para você do nada. Dedicação e trabalho duro no xadrez vai trazer seus objetivos alcançados.
9 – Atividade Física
Surpreendentemente, este é um elemento de formação que a maioria dos jogadores de xadrez esquecem. Eles passam a maior parte do tempo em tudo que é relacionado ao xadrez, de táticas para os finais de jogo, mas se esqueça de manter seus corpos em forma ideal para que eles possam se concentrar totalmente não só em uma partida de xadrez por um longo tempo, mas também estudar em casa de forma mais eficiente. Não faça parte desse erro e comece a dedicar algum tempo em condicionar o seu corpo.
10 – Análise suas próprias partidas
Um dos elementos mais importantes do treinamento de xadrez é a capacidade de encontrar pontos fracos e fortes em seus próprios jogos. A fim de fazer isso, é preciso ter auto-crítica o suficiente para que você possa analisar o jogo sem preconceitos, independentemente do resultado. Quando os pontos fortes e fracos são identificados, devem ser tomadas as medidas certas para eliminar os pontos fracos e melhorar ainda mais os pontos fortes.
Por exemplo, se você sabe que muitas vezes perde em finais teóricos como bispos de cores opostas ou finais de torres, você definitivamente precisa passar mais tempo estudando estes temas.
Durante o processo de treinamento você certamente irá perder muitas partidas de xadrez, mas não se preocupe. Se você aprender com cada uma você vai melhorar seu xadrez tremendamente. Mesmo os melhores jogadores erram e perdem partidas, quando eles não deveriam perder, por isso, mantenha o foco e você terá sucesso!
PAS | Paulo Silva
Mestres do Xadrez

Torneio Classificatorio


Sistema Suiço

Campeão 1° Torneio Blitz Jorge Luiz Neves


Campeão 1° Copa Blitz


Liga ChessOk



Torneio recrutador para classe A e B



O torneio será disputado a partir do dia 4 de maio de 2015 
em um sistema de pontos corridos sendo todos contra todos

o número de rodadas dependerá do número de inscritos.

Ritmo de jogo será de 15 minutos mais 2 segundos de 
incremento


Esse torneio será disputado pelo aplicativo chess ok e as 
partidas só serão validas após serem enviados para um 
dos organizadores


O sistema de divisão acontecerá após o término do torneio 
quando o grupo total de jogadores será dividido em 2 e 
assim formados as classes A e B


Inscrições devem ser feitas no privado dos 
organizadores:+55 11 94859-1121 ou +55 81 8530-6605 

contendo nome completo nick do chess ok e rating standard

Observações
Não será permitido falta de comprometimento com os seus 
adversários e muito menos uso de programas na hora da 
partida


Atenciosamente organização

Alexander Alexandrovich Alekhine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Alekhine
AlexanderAlekhine.jpg
Informações pessoais
Nome completoAlexander Alexandrovich Alekhine
Nascimento18 de outubro de 18921
MoscovoRússia1
Nacionalidade Rússia
Falecimento24 de março de 1946 (53 anos)1
EstorilPortugal
TítulosGrande Mestre (1914)
Conquistas
Londres 1922 (2º)
Carlsbad 1923 (1-3º)
Nova Iorque 1924 (3º)
Baden-Baden 1925 (1º)2
Nova Iorque 1927 (2º)
Alexander Alexandrovich Alekhine (em russoАлександр Александрович Але́хин) (31 de Outubro ou 1 de Novembro de1892MoscovoRússia - 24 de Março de 1946EstorilPortugal) foi um jogador de xadrez franco-russo de grande nível, conhecido pelo seu estilo marcadamente atacante e campeão mundial de xadrez durante 17 anos.
Alekhine nasceu no seio de uma família abastada, o pai era proprietário de terras e membro da Duma, enquanto que a mãe era filha de um rico industrial. Foi a mãe que ensinou a Alexander e ao seu irmão a jogar xadrez, em 1903.
O primeiro feito de Alekhine no mundo de xadrez foi em 1909, aos dezessete anos, quando venceu o torneio russo de xadrez para amadores, disputado em São Petersburgo, com um resultado de doze vitórias, dois empates e duas derrotas. Este torneio foi disputado em simultâneo com o de profissionais, ganho por Emanuel Lasker e Akiba Rubinstein. A vitória valeu a Alekhine o título de mestre nacional. Mais tarde neste ano, nos Estados Unidos, o cubano José Raúl Capablanca, na altura com 23 anos de idade, chocou os jogadores americanos ao esmagar Frank Marshall. As vidas de Capablanca e Alekhine iriam cruzar-se em breve.
Em 1914, após ser disputado um torneio em São Petersburgo, Alekhine e Capablanca pertenciam ao grupo dos cinco primeiros jogadores a ganhar o título de grandmaster. Alekhine era bastante cosmopolita, viveu em vários países e falavarussoalemãofrancês e inglês.
Depois da Revolução Russa, em 1919, foi dado como suspeito de espionagem e preso em Odessa. Ao ser libertado mudou-se para França em 1921, onde, quatro anos depois, adquiriu a cidadania e entrou na faculdade de Direito da Sorbonne. Apesar da sua tese sobre o sistema prisional chinês não ter sido terminada, ficou conhecido como Dr. Alekhine para o resto da sua vida.
Em 1927 arrebatou a Capablanca o título de campeão do mundo de xadrez. Apesar de acordado nas condições impostas para que o match decorresse que haveria direito a desforra, Alekhine recusou-se a jogar a desforra, em vez disso jogou dois matches contra Efim Bogolyubov, que não era da mesma craveira (Capablanca tinha um registo de 5-0 contra ele). Alekhine recusou-se mesmo a jogar os mesmo torneios que o seu rival (Capablanca).
No ano de 1935 perdeu o título para Max Euwe, uma derrota que foi atribuída ao consumo abusivo de álcool por parte de Alekhine. Em 1936, visto já não ser campeão do mundo, Capablanca ganhou o torneio de Nottingham, vencendo Alekhine no jogo que disputaram e o torneio (empatado com Mikhail Botvinnik). Após abandonar o vício conseguiu brilhantemente reconquistar o título e mostrar mais uma vez que era o melhor do mundo frente a Euwe em 1937, com uma vantagem confortável.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Alekhine jogou em diversos torneios na Alemanha e em territórios ocupados por esta nação. Em 1941 apareceram artigos anti-semitas intitulados Aryan and Jewish Chess, sob o seu nome no Pariser Zeitung. Apesar de investigações intensas, não se conseguiu comprovar se os artigos foram mesmo escritos por Alekhine. Após a guerra foi considerado persona non grata pelos organizadores de torneios.
Alekhine veio a falecer num hotel do Estoril em Portugal, enquanto se preparava para um match para defender o seu título de campeão do mundo contra Botvinnik. Pensa-se que a sua morte, um assunto muito controverso e ainda debatido, se deva ou a um ataque cardíaco, ou a ter sufocado enquanto se alimentava. A este propósito alguns investigadores mais recentes apontam a hipótese de Alekhine ter sido espião (possivelmente alemão) durante a 2ª Guerra e ter sido vítima de homicídio (notar que Lisboa era então uma importante praça giratória da espionagem mundial). A FIDE financiou o funeral, e os seus restos mortais foram transferidos para o Cimetière du Montparnasse, emParis, em 1956.
Alekhine foi o único campeão mundial a reter o título até a sua morte, em uma época em que esse título era tratado como uma propriedade privada do campeão, que podia escolher com quem ele seria disputado.
Alekhine estudava bastante, aparecendo o seu nome associado a várias aberturas. A Defesa Alekhine (1. e4 Cf6 na notação algébrica) é o exemplo mais sonante; também existe o ataque de Alekhine-Chatard (1. e4 e6 2. d4 d5 3. Cc3 Cf6 4. Bg5 Be7 5. e5 Cfd7 6. h4), um sacrifício na Defesa Francesa.
Também há uma partida que Alekhine jogou contra Aaron Nimzowitsch, que deu origem ao "Canhão de Alekhine".

Galeria dos Campeões


Problemas: Mate em 1


Video para iniciantes no Xadrez


Galera esta ai um video para iniciantes...

Humildade é tudo. Sera?