Serie A

Fique por dentro das novidades da Serie A

Serie B

Fique por dentro das novidades da Serie B

Serie C

Fique por dentro das novidades da Serie C

Serie D

Fique por dentro das novidades da Serie D

Copa Chess

Fique por dentro das novidades da Copa Chess

Liga Chess Bullet

Fique por dentro das novidades da Liga Chess Bullet

Parceiros

Livros em PDF para estudar Xadrez


Espere 5 segundos e pule a propaganda

Clique na imagem acima para ir nos Arquivos MINHATECA

Excelentes livros que irão te auxiliar em sua evolução no tabuleiro.

Sessão Drive CLIQUE AQUI

Mais livros no 4Shared para download AQUI


Inscrição para a serie C ( 3° Temporada )


Boa noite pessoal, estão abertas as inscrição para a 3° temporada da Liga Chess. 

Entenda como funciona a organização da liga chess: 

Mantemos uma grupo central no whatsapp para que voce possa ter contato com todos os enxadristas das demais series e organizamos as series em grupos separados no whatsapp.

Portanto, para efetuar a sua inscrição é essencial que voce tenha o app Whattsapp em seu celular e o App Chess Ok em seu Celular ou PC
E que nos envie as informações abaixo:

Nome e sobrenome;
Idade;
Nick ChessOk;
Cidade e Estado.


Baixe o Chess OK AQUI



Leia o REGULAMENTO

Torneio Blitz: Campeão Welley Abreu


Torneio realizado em 22/08/2015

Torneio Blitz: Vice Campeão Max Miranda


Torneio realizado em 22/08/2015

Classificação final do torneio Blitz (22/08/2015)


Torneio realizado no dia 22/08/2015

Parabens a todos

Nota de esclarecimento

Boa noite.

Venho por meio dessa nota esclarecer que o enxadrista com nick "leopato" do app chess ok foi excluido da Copa Chess e da Liga Chess por se recusar a refazer a partida de desempate dentro dos criterios previamente ditos no Regulamento da Copa .

www.ligachess.com


At.

A organização

2 Torneio Dinamico de Xadrez em Sorocaba



2 Torneio Dinamico de Xadrez em Sorocaba 

No Clube de Xadrez em Sorocaba no Dia 29/08/2015

A partir das 14h30

Voce não pode ficar de fora

Primeira Fase


Fase Preliminar


Copa Chess 2° Temporada

Ola pessoal, começa hoje mais uma edição da Copa Chess, organizado pelos adm's da Liga Chess. Nessa edição teremos uma novidade que foi debatido com os demais enxadrista da liga e colocado em votação ficando definido que o campeão da edição anterior irá defender o titulo com o vencedor da atual edição da Copa Chess.

Dessa forma, o enxadrista Caio Poeta vai aguardar a definição do seu adversario para defender o titulo de CAMPEÃO DA COPA CHESS.

As regras de condutas são as mesmas aplicadas na Liga Chess. Com o diferencial das rodadas serem definidas em match de 2 partidas, havendo empate será necessario uma nova partida com escolha automatica de cor pelo app ChessOk. Persistindo o empate uma nova partida com tempo reduzido de 5+0.

Confira o REGULAMENTO DE CONDUTA

Confira os confrontos da FASE PRELIMINAR

Confira os confrontos da PRIMEIRA FASE


Boa sorte a todos... Boa Copa...

10 Filmes sobre Xadrez



O xadrez é o esporte de tabuleiro mais difundido e praticado no mundo.
Os primeiros relatos sobre o jogo de xadrez datam do século VI e falam de sua chegada à Pérsia, vinda da Índia. Depois disso foi amplamente difundido pela Ásia e chegou à Europa através das invasões mouras à Espanha.
Seu formato atual começou a ser definido pelos europeus por volta do ano 1100, quando adotou-se o tabuleiro quadriculado de cores claras e escuras alternadas.
Nos século XX, foi muito utilizado pelos soviéticos desde o princípio da revolução comunista, como prova de sua superioridade intelectual.
Mesmo sendo esporte tão cerebral, rendeu agumentos para ótimos filmes de cinema, que compõem esta lista de 10.

Veja cenas de todos os filmes da lista!


 

1.  Fora de Controle (Tenso e divertido, acompanha as esquisitices de dois jogadores de xadrez, ambos soviéticos - Michel Picoli e Alexandre Arbatt -, um deles dissidente, que se enfrentam numa competição na Suíça. Com a guerra fria ainda comendo solta, as manobras políticas da KGB soam anacrônicas e um tanto ridículas. Ganhador do Oscar de filme estrangeiro pela Suíça em 1984, é o melhor filme já feito sobre o tema)

2.  O Mundo Contra Bobby Fischer (um ótimo documentário, que mantém o suspense para quem não conhece ou não se recorda dos fatos. explora bem a doença mental do personagem, que, como muitos mestres enxadristas, não aprendeu a conviver com o mundo real. conta desde a infância perturbada ao status de campeão, popstar e ícone da guerra fria)

3.  Lances Inocentes (o filho de um cronista esportivo, de sete anos de idade, desafia o pai para um jogo de xadrez e vence, sem nunca ter jogado antes. vendo o potencial da criança, o pai investe na sua formação de forma obsessiva, o que acaba prejudicando a família. ótimo filme dirigido pelo roteirista Steven Zaillian, com um elenco de primeira)

4.  Xeque-Mate (Sandrine Bonnaire é uma tímida arrumadeira de hotel, que presencia um casal de hóspedes jogando xadrez e fica fascinada pelo jogo. resolve aprender e sonha participar de um campeonato. através do xadrez, sua visão do mundo muda e ela nunca mais será a mesma. belo filme!) 

5.  O Sétimo Selo (o jogo de xadrez mais famoso do cinema, entre o cavaleiro que volta das cruzadas e a morte, em troca de um pouco mais de tempo. obra-prima de Ingmar Bergman, uma comédia no estilo de farsa medieval, com muitos significados mais ou menos escondidos)

6.  O Último Lance (John Turturro é o maior enxadrista do do mundo e vai para a Itália disputar um importante campeonato nos anos 1920. recluso desde criança, ele conhece uma socialite - Emily Watson - hospedada no mesmo hotel do torneio, que fica encantada com sua inteligência. mas o romance etrá que superar a personalidade complexa do rapaz. bom filme, baseado em livro de Vladimir Nabokov)

7.  Game Over: Kasparov and the Machine (em 1997, a IBM promoveu uma disputa entre seu supercomputador Deep Blue e o maior enxadrista da história, Garry Kasparov. a máquina venceu e, em consequência, a empresa capitalizou centenas de milhões de dólares em valorização dos seus papéis. Kasparov levantou suspeitas sobre a idoneidade da disputa, sugerindo que houve interferência humana no segundo jogo, o que o desestabilzou. um documentário interessante, mas que não investiga sua tese)

8.  Fresh, Inocência Perdida (um garoto negro de doze anos, apelidado de Fresh, trafica drogas para sustentar a família. esporadicamente ele se encontra com o pai - Samuel L.Jackson -, que vive como mendigo por causa do álcool, mas lhe ensina a jogar xadrez e encarar a vida com a objetividade das estratégias do jogo. um ótimo filme, realista e original)

9.  Face a Face com o Inimigo (Christopher Lambert é um grande mestre enxadrista, cuja namorada é brutalmente assassinada e as suspeitas acabam recaindo sobre ele. outras mulheres são assassinadas, como peças num jogo de xadrez e sempre com evidências apontando para ele, thriller improvável, mas assistível)

10.  Um Bom Ano (um executivo de finanças bem sucedido em Londres - Russell Crowe - herda um belo vinhedo na Provença de seu tio, a quem deve boa parte do seu sucesso. foi o tio que o ensinou a apreciar vinhos e charutos desde criança, mas principalmente quem lhe deu as primeiras lições de xadrez, que fizeram seu raciocínio analítico se desenvolver. uma simpática comédia romântica de Ridley Scott)

Bônus:  Chess Fever (uma comédia curta - 28 minutos - surpreendentemente engraçada, tendo como tema o crescente vício pelo jogo de xadrez na Rússia de 1925. Para quem está acostumado com um cinema soviético sempre soturno e carrancudo, uma boa novidade)

Menções honrosas: 'O Jogador de Xadrez' (Índia 1977), 'De Volta das Cinzas' (UK 1965), 'Até o Último Obstáculo' (Alemanha Oc. 1965), 'O Jogador de Xadrez' (França 1927), 'As Criaturas' (Suécia/França 1966), 'Os Cavaleiros do Bronx (EUA 2005),...

Como desenvolver seu jogo no xadrez




1. DESENVOLVA RAPIDAMENTE TODAS AS PEÇAS
A abertura é a fase do jogo na qual o principal objetivo é desenvolver as peças e fazer o roque o mais rapidamente possível. A abertura estará completa quando um ou ambos os jogadores tiverem as suas torres conectadas.
O jogador que terminar o seu desenvolvimento primeiro, ganhará a iniciativa.
2. DESENVOLVA OS CAVALOS ANTES DOS BISPOS
Enquanto os bispos conseguem controlar várias casas de suas posições originais, se não houver peões obstruindo sua passagem, os cavalos, por serem peças de menor mobilidade, dominam apenas as casas vizinhas e demoram mais para chegar ao campo adversário.
3. NÃO MOVA DUAS VEZES A MESMA PEÇA DURANTE A ABERTURA
A cada lance, tente colocar suas peças nas melhores posições possíveis. Mexer a mesma peça mais de uma vez durante a abertura é uma perda de tempo e pode significar a perda da iniciativa.
4. NÃO FAÇA MOVIMENTOS DESNECESSÁRIOS DE PEÕES NA ABERTURA
Durante a abertura deve-se restringir ao máximo o movimento de peões. Pois, o tempo gasto com esses movimentos poderia ser utilizado para desenvolver uma peça. Geralmente, o movimento de peões é adequado quando tem a finalidade de ocupar o centro ou abrir diagonais para a dama e os bispos.
5. NA ABERTURA COLOQUE A DAMA ATRÁS DA SUA PRÓPRIA LINHA DE PEÕES
Por ser uma peça muito poderosa, a dama também é uma peça muito vulnerável e alvo constante de ataque adversário. Por isso, durante a abertura é conveniente colocá-la atrás de um peão, preferivelmente na segunda fila, liberando a primeira fila para o desenvolvimento das torres.
6. NUNCA TROQUE PEÇA DESENVOLVIDA POR PEÇA NÃO DESENVOLVIDA
Em geral é um péssimo negócio trocar uma peça bem colocada por uma peça má colocada. Quando você troca uma peça desenvolvida por uma peça não desenvolvida adversária, você perde o tempo consumido por
aquela peça e a mesma coisa é válida se você trocar uma peça que se moveu várias vezes, por uma do adversário que moveu-se apenas uma vez.
7. FAÇA O ROQUE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
A segurança do rei é um dos mais importantes fatores durante a abertura e o meio-jogo.
O rei no centro, principalmente em posições abertas, estará sempre vulnerável a ataques do adversário.
Rocar significa colocar o seu rei confortavelmente atrás de uma barreira de peões e permitir o desenvolvimento de uma torre que rapidamente poderá ocupar uma coluna aberta ou semi-aberta.
8. O ROQUE PEQUENO É MAIS SEGURO DO QUE O ROQUE GRANDE
9. TENTE IMPEDIR O ROQUE DO SEU ADVERSÁRIO
Se o seu adversário está demorando muito para rocar, tente prolongar ainda mais a sua estadia no centro. Uma das maneiras mais usuais de se fazer isso é controlar uma das casas de passagem do rei (normalmente f1 ou f8, no caso do roque pequeno). Manter o rei adversário no centro, na maioria das vezes, vale o sacrifício de um peão.
10. DOMINE O MAIOR TERRITÓRIO POSSÍVEL
Aquele que possui vantagem de espaço dispõe de maior mobilidade para suas peças e, portanto, mais flexibilidade em transferir suas peças de uma ala para a outra. Enquanto que, aquele que está numa posição restringida, tem dificuldade de manobrar suas peças, o que pode ser fatal se elas forem requeridas para a defesa do rei.
Além de mais rápido (você só precisa mover duas peças), o roque pequeno deixa o rei mais longe do centro e mais seguro atrás de uma fileira de peões protegidos. No entanto, fazer o roque na ala oposta ao do adversário, pode ser muito interessante para criar mais chances de ataque.
9. TENTE IMPEDIR O ROQUE DO SEU ADVERSÁRIO
Se o seu adversário está demorando muito para rocar, tente prolongar ainda mais a sua estadia no centro. Uma das maneiras mais usuais de se fazer isso é controlar uma das casas de passagem do rei (normalmente f1 ou f8, no caso do roque pequeno). Manter o rei adversário no centro, na maioria das vezes, vale o sacrifício de um peão.
10. DOMINE O MAIOR TERRITÓRIO POSSÍVEL
Aquele que possui vantagem de espaço dispõe de maior mobilidade para suas peças e, portanto, mais flexibilidade em transferir suas peças de uma ala para a outra. Enquanto que, aquele que está numa posição restringida, tem dificuldade de manobrar suas peças, o que pode ser fatal se elas forem requeridas para a defesa do rei.
11. AVANCE PEÕES PARA GANHAR ESPAÇO
Embora o avanço de peões seja o principal recurso para restringir a posição inimiga, essa regra deve ser observada com cuidado, pois quanto mais distante os peões estiverem da sua base se tornam mais difíceis de serem defendidos.
Além do mais, cada avanço de peão cria fraquezas em suas adjacências, que podem vir a ser ocupadas por peças inimigas.
12. MANTENHA SUAS PEÇAS O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DO CENTRO
Uma peça no centro controla mais casas do que em qualquer outra parte do tabuleiro. Enquanto um cavalo colocado no centro pode se mover para oito casas, um cavalo situado em um dos cantos tem apenas duas opções de movimento. O controle do centro também é importante porque é através dele que as peças se movimentam de um lado para o outro do tabuleiro e, se as suas peças conseguem se movimentar mais rapidamente do que as peças do seu adversário, então você terá mais chances de criar um ataque bem sucedido.
11. AVANCE PEÕES PARA GANHAR ESPAÇO
Embora o avanço de peões seja o principal recurso para restringir a posição inimiga, essa regra deve ser observada com cuidado, pois quanto mais distante os peões estiverem da sua base se tornam mais difíceis de serem defendidos.
Além do mais, cada avanço de peão cria fraquezas em suas adjacências, que podem vir a ser ocupadas por peças inimigas.
12. MANTENHA SUAS PEÇAS O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DO CENTRO
Uma peça no centro controla mais casas do que em qualquer outra parte do tabuleiro. Enquanto um cavalo colocado no centro pode se mover para oito casas, um cavalo situado em um dos cantos tem apenas duas opções de movimento. O controle do centro também é importante porque é através dele que as peças se movimentam de um lado para o outro do tabuleiro e, se as suas peças conseguem se movimentar mais rapidamente do que as peças do seu adversário, então você terá mais chances de criar um ataque bem sucedido.
Cheque desnecessário é aquele que pode ser facilmente defendido pelo adversário. Durante a abertura a maioria dos cheques pode ser defendida com lances que favorecem o desenvolvimento.
14. EVITE OS PEÕES DOBRADOS
Peões dobrados são dois peões da mesma cor, numa mesma coluna. Os peões dobrados têm menos mobilidade que os peões normais e são mais vulneráveis ao ataque inimigo, especialmente quando são isolados. Contudo, nem sempre peões dobrados são uma desvantagem. Muitas vezes, o dominio da coluna aberta ou semi-aberta adjacente ou o controle adicional do centro, pode ser uma compensação suficiente.
15. EVITE OS PEÕES ISOLADOS
Peões isolados são aqueles que não têm peões da mesma cor nas colunas vizinhas. Portanto, quando são atacados, não podem ser defendidos por outro peão, mas devem ser defendidos por peças.”,1] );
13. NÃO DÊ CHEQUES DESNECESSÁRIOS
Cheque desnecessário é aquele que pode ser facilmente defendido pelo adversário. Durante a abertura a maioria dos cheques pode ser defendida com lances que favorecem o desenvolvimento.
14. EVITE OS PEÕES DOBRADOS
Peões dobrados são dois peões da mesma cor, numa mesma coluna. Os peões dobrados têm menos mobilidade que os peões normais e são mais vulneráveis ao ataque inimigo, especialmente quando são isolados. Contudo, nem sempre peões dobrados são uma desvantagem. Muitas vezes, o dominio da coluna aberta ou semi-aberta adjacente ou o controle adicional do centro, pode ser uma compensação suficiente.
15. EVITE OS PEÕES ISOLADOS
Peões isolados são aqueles que não têm peões da mesma cor nas colunas vizinhas. Portanto, quando são atacados, não podem ser defendidos por outro peão, mas devem ser defendidos por peças. A principal fraqueza de um peão isolado é que a casa em frente dele é débil porque não pode ser controlada por outro peão e pode ser ocupada por uma peça inimiga. Os peões isolados são ainda mais vulneráveis quando estão em colunas semi-abertas, pois são alvos fáceis para as torres adversárias.
16. EVITE AS ILHAS DE PEÕES
Cada grupo de peões separados por uma ou mais colunas é chamado de ilha. Cada ilha possui uma base que deve ser defendida por peças. Portanto, quanto mais ilhas de peões você tiver, maior a dificuldade para defendê-las. Sempre que fizer uma troca é muito útil considerar como ela influenciará a sua estrutura de peões. Nos finais de partida, o menor número de ilhas de peões pode ser considerada uma vantagem significativa.
17. EVITE AVANÇAR OS PEÕES COLGANTES
Chamamos peões colgantes, quando dois peões vizinhos não possuem amigos em suas colunas adjacentes.
Se eles estiverem numa mesma fila, eles podem controlar várias casas à sua frente, o que é uma vantagem, mas em compensação eles não podem ser defendidos por outros peões.
Se um deles avança, se cria um peão atrasado e uma casa débil que pode ser explorada pelo adversário.
18. SEMPRE QUE POSSÍVEL, CRIE UM PEÃO PASSADO
Peão passado é aquele que não possui peões adversários no seu caminho, tanto na coluna onde está como nas colunas vizinhas.
O peão passado é considerado uma arma muito perigosa pois tem a possibilidade de avançar até a oitava fila e se promover.
19. COLOQUE SEMPRE UMA TORRE ATRÁS DE UM PEÃO PASSADO
As torres se tornam mais ativas quando estão atrás de um peão passado, tanto para apoiar os seus próprios peões, quanto para atacar os peões adversários.
Se eles estiverem numa mesma fila, eles podem controlar várias casas à sua frente, o que é uma vantagem, mas em compensação eles não podem ser defendidos por outros peões.
Se um deles avança, se cria um peão atrasado e uma casa débil que pode ser explorada pelo adversário.
18. SEMPRE QUE POSSÍVEL, CRIE UM PEÃO PASSADO
Peão passado é aquele que não possui peões adversários no seu caminho, tanto na coluna onde está como nas colunas vizinhas.
O peão passado é considerado uma arma muito perigosa pois tem a possibilidade de avançar até a oitava fila e se promover.
19. COLOQUE SEMPRE UMA TORRE ATRÁS DE UM PEÃO PASSADO
As torres se tornam mais ativas quando estão atrás de um peão passado, tanto para apoiar os seus próprios peões, quanto para atacar os peões adversários.
Um peão passado, principalmente quando está bem defendido por peças inimigas, pode se tornar uma arma muito poderosa e por isso deve ser bloqueado o mais rápido possível. Bloquear um peão significa conter o seu avanço colocando uma peça no seu caminho. O cavalo e o bispo são consideradas as melhores peças para fazer o bloqueio.
21. EVITE AVANÇAR OS PEÕES QUE PROTEGEM O SEU REI
Cada movimento de peão cria uma debilidade que, embora pareça irrelevante à primeira vista, pode vir a ser explorada mais tarde pelo adversário.
22. EVITE TROCAS DESNECESSÁRIAS
Como regra geral você só deve trocar peças:
Quando o seu adversário detém a iniciativa;
20. BLOQUEIE SEMPRE OS PEÕES PASSADOS DO ADVERSÁRIO
Um peão passado, principalmente quando está bem defendido por peças inimigas, pode se tornar uma arma muito poderosa e por isso deve ser bloqueado o mais rápido possível.
Bloquear um peão significa conter o seu avanço colocando uma peça no seu caminho. O cavalo e o bispo são consideradas as melhores peças para fazer o bloqueio.
21. EVITE AVANÇAR OS PEÕES QUE PROTEGEM O SEU REI
Cada movimento de peão cria uma debilidade que, embora pareça irrelevante à primeira vista, pode vir a ser explorada mais tarde pelo adversário.
22. EVITE TROCAS DESNECESSÁRIAS
Como regra geral você só deve trocar peças:
Quando o seu adversário detém a iniciativa;
Quando você tiver uma posição restrita;
Para enfraquecer a estrutura de peões do seu oponente;
Quando você tiver vantagem material;
Para trocar uma peça passiva por uma peça ativa adversária;
Para simplificar a posição e conseguir um final mais favorável;


Como ser um jogador de xadrez melhor


Como ser um jogador de xadrez melhor
1
Aprenda a jogar. Você não pode melhorar se não souber as regras ou como mover corretamente as peças.
2
Junte-se ao clube local de xadrez. Seja sociável e livre com o xadrez. Não tente se sentir bem jogando contra pessoas que claramente são piores que você no jogo. O xadrez não é seu jogo caso você precise procurar se sentir melhor após uma derrota.
3
Aprenda os valores das peças. Um Peão vale um ponto. Cavalos e Bispos valem três pontos cada um. As Torres valem cinco pontos. A Rainha vale nove pontos.
Não sacrifique material se você não obtiver uma vantagem clara. Por exemplo, não sacrifique um cavalo para atacar o rei caso a vitória não lhe seja garantida.
Não é vantajoso trocar um Bispo (3 pontos) e um Cavalo (3 pontos) por uma Torre (5 pontos) e um Peão (1 ponto), pois o Cavalo e o Bispo são mais poderosos do que a Torre, enquanto que o Peão não entrará em jogo antes do final do mesmo.
Esses valores são relativos. Em algumas posições, um Bispo ou Cavalo pode ser mais forte que a Torre.
4
Sempre desenvolva Bispos e Cavalos. Os Peões são excessivamente usados e manipulados, sendo que as peças de desenvolvimento acabam sendo postas de lado. Então, seu oponente normalmente colocará o um Bispo entre seu muro de Peões.
Mover muitos Peões desguarnece o lado do rei e lhe deixa desprotegido contra um ataque. Mover muitos Peões normalmente abalará suas jogadas finais.
5
Compreenda como você joga. Existem dois principais métodos usados pelos jogadores. Alguns possuem uma forte defesa, e pessoas agressivas usam esse estilo de maneira incrivelmente mortal. O outro tipo se aproveita. Jogadores que tomam esse estilo geralmente aproveitam qualquer erro que o oponente comete, desenvolvendo uma série de jogadas rápidas e causando cada vez mais erros. Nenhum dos métodos é melhor, apesar de muitos preferirem a defensiva.
É mais fácil atacar do que defender. Alguns gostam de jogar em modo de aposta, onde sacrificam um peão para conseguir um ataque. Pessoas assim descobrem que conseguem vencer uma maior porcentagem de partidas.
6
Entre em seu primeiro torneio. Vá lá com o pensamento de que vai arrasar em uma série de partidas. Esqueça as notas. Esqueça os placares. Apenas vá lá e jogue do melhor jeito que puder. O resto será história.
7
Encontre um rival. Encontre alguém que seja melhor que você e “compita” contra ele/ela. Jogue com essa pessoa. Participe em torneios que eles participarem. Acostume-se lentamente ao estilo de jogo dele e utilize-o contra ele e contra outras pessoas. Não veja esse “rival” como alguém a ser ultrapassado. Não se aflija quando perder. Jogue novamente. E de novo. E mais uma vez. Faça isso até aprender o estilo da pessoa e puder contra-atacar.
8
Estude seu GM (Grão-Mestre) favorito. Estude, jogue, estude, jogue. Aprenda a usar as técnicas dessa pessoa e a contra-atacar o estilo dela.
Leia alguns dos melhores livros sobre xadrez. Eis alguns exemplos:
”Dominando Estratégias de Xadrez”, de Johan Hellsten. Este livro prega que a prática desenvolve o raciocínio rápido perante os movimentos do oponente.
”Aberturas de Xadrez Para Leigos”, de James Eade.
Meu Sistema – O Primeiro Livro de Ensino de Xadrez”, de Aaron Nimzovistch. Clássico escrito em 1925 e considerado um dos mais importantes a tratar sobre o Xadrez. Esse material surge constantemente no caminho de grandes jogadores.
”Xadrez Vitorioso – Táticas”, de Yasser Seirawan e Jeremy Silman.
“Xadrez: Táticas e Estratégias dos Campeões” – de Ted Nottingham.
”Fundamentos do Xadrez” – de Paulo Roberto Benasse. Livro completo que apresenta fundamentos básicos de xadrez, assim como sua história e filosofia.
”O Sacrifício de Duas Torres no Xadrez”, de Luiz Roberto da Costa Júnior. O livro trata sobre o caos que pode ser gerado no tabuleiro com o sacrifício das duas torres e gerar fins inesperados.
”Como Vencer no Xadrez Rapidamente”, do GM Simon Williams. O autor analisa 50 partidas para descobrir quais são os erros comuns nos momentos iniciais de jogo. A partir daí, o jogador pode ficar atento a possíveis armadilhas e contra-atacar de maneira eficiente.
10
Aprenda as regras básicas de final de jogo. A Estratégia de Fim de Jogo: “Se com bom material, troque peças que não sejam Peões. Se fraco em material, troque Peões e force um empate”.
Sem Peões, você deve ter pelo menos uma peça de nível alto para forçar o mate, sendo que a única exceção a isso é que Dois Cavalos e um Rei não podem forçar um mate contra um rei solitário.
O rei é uma peça poderosa, usada para bloquear e atacar peões.
Bispos de cores opostas normalmente empatam o jogo quando nenhum dos lados pode avançar Peões sem perdê-los. Um Peão e um Bispo apenas empatam contra um rei preto se o bispo andar sobre casas opostas àquelas onde o inimigo se encontra.
Bispos valem mais que Cavalos em posições em que eles não sejam barrados pelos Peões.
Peões, Torres e Bispos se tornam muito valiosos no futuro do jogo. Planeje mantê-los ao seu lado.
Muitos jogos com todos os peões reunidos na extremidade de uma mesa terminam em empate. 90% dos jogos entre mestres terminam em empate, onde todos os peões estão em um lado da mesa. Isso acontece pelo fato de o mestre com menos peões trocar peões e sacrificar cavalos ou bispos pelas últimas peças do oponente. Se você for deixado apenas com um bispo ou cavalo, será impossível forçar um xeque-mate.
Torre e Cavalo ou Torre e Bispo podem gerar um empate se jogarem contra outra Torre.
Nas finalizações com a Rainha, aquele que colocar a Rainha no centro do tabuleiro costuma dominar o jogo.
11
Estruturas Poderosas com os Peões são:
Um “Peão Exterior” atrai o oponente do rei para o outro lado, permitindo que você espalhe os peões do inimigo. Também será possível avançar seus próprios peões em direção ao outro lado da mesa.
Um “Peão Passado” não é obstruído por outro peão e deve ser empurrado. Nimzovitch disse: “Peões Passados devem ser empurrados”.
Um “Peão Passado Protejido” é um peão passado protegido por outro peão. Um Peão Passado Protegido força a se defender constantemente contra avanços.
12
Estruturas Fracas de Peão são:
Peões duplicados não podem se defender e estão sujeitos a ataques.
Peões isolados são fracos e precisam ser defendidos por outra peça.
Peões recuados em fileiras abertas são extremamente fracos e estão sujeitos aos ataques de torres.
Um Rei com a posição certa pode empatar contra um Rei e seu Peão.
É válido sacrificar um peão por uma Torre no sétimo rank.
Zugzwang acontece quando o oponente é forçado a fazer uma jogada desfavorável (ele preferiria desistir de sua rodada), e é comum no xadrez.
Finalizações com a Torre e o Peão são as mais complicadas. Evite-as.
Uma Rainha pode eliminar 9 peões caso eles não estejam avançados. Trabalhe duro e sempre pense antes de mover uma peça.

Serie B: Tabela e Classificação






Feliz dia dos Pais


SER PAI.

Ser pai é ser forte
Ser pai é ser nobre 
Ser pai é compreender 
Ser pai é ser você.

Ser pai é ser distinto
Ser pai é ser amigo 
Ser pai é não ter medo 
Ser pai é ser você

Ser pai é majestoso
Ser pai é está presente
Ser pai é assumir
Ser pai é ter você AQUI.
FELIZ DIA DOS PAIS

Esses são os votos da Liga Chess.

Enquete: Copa Chess

Tabela Série C






Torneio Dinamico - Clube de Xadrez Sorocaba


O Torneio Dinâmico de Xadrez será realizado no Xadrez Clube Sorocaba, às 15:00h do dia 15 de agosto, em 5 ou 7 rodadas, de acordo com o numero de participantes. Inscrições gratuitas, medalhas para os três primeiros colocados. Sera usado o Sistema Suíço de emparceiramento. O Xadrez Clube Sorocaba fica na Rua Santa Clara, 106 - Centro - Sorocaba - Fone (15)32311114. Aberto toda sexta-feira e sábado, das 14:00 às 17:00 h.

CHEGUEM AS 14h00

1° Encontro "Street Chess"


Informações:

Henfique Café (11)96091-6570


Jessica Cardenas (11)97587-3583



Bora lá galera! 

Sair um pouco desse mundo virtual, e cair na 

real!

Ao vivo é mais legal!

Tabelas Série C